Wakayama Kenjinkai celebra Centenário da Imigração em cerimônia na Assembleia Legislativa
Para celebrar o Centenário da Imigração de Wakayama no Brasil, a (Associação) Wakayama Kenjinkai do Brasil realizou, no último dia 29, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Ato Solene alusivo à data. Convocada pelo deputado estadual Jooji Hato (PMDB), que não pôde estar presente “por motivo de força maior”, a cerimônia foi presidida pelo deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) em nome do proponente e representando todos os parlamentares nikkeis. O evento, que lotou o Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, contou com a presença de uma comitiva da Província de Wakayama – formada pelo governador Yoshinobu Nisaka e pelo presidente da Assembleia Legislativa de Wakayama, Taro Ozaki, e outros nove deputados – além do diretor presidente da Fundação Associação de Intercâmbio Internacional de Wakayama, Naohisa Kashihata; o presidente da Associação Americana do Norte e do Sul de Wakayama, Osamu Hazama; o ex-presidente de Wakayama Kenjinkai do México, Alberto Teramoto Ohara; o presidente de Wakayama Kenjinkai do Peru, Sergio Sato; e a presidente de Wakayama Kenjinkai da Argentina, Vivian Satonobu, entre outros.
Também estiveram presentes o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi; o vereador George Hato (PMDB); o secretário de Esportes da Cidade de Santos. Sadao Nakai; Osamu Matsuo (no ato, representando a presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Harumi Goya); Eiki Shimabukuro (representando o presidente do Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Yasuo Yamada) e Akeo Yogui, presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo).
Na ocasião, foram entregues Diploma a Idosa Centenária para Yasuko Okuyama; Certificado de Reconhecimento e Gratidão para Idosos Acima de 80 Anos de Idade (o deputado Hatiro Shimomoto representou os homenageados) e Certificados a Yoshinori Kihara e Seiya Tsuji pelos relevantes serviços prestados à associação. Também foram homenageados os Imigrantes Notáveis – Yasutaro Matsubara (representado por Nelson Matsubara) e Guisuke Takenaka (representado por Mutu Takenaka) e os Imigrantes Centenários: Shiguejiro Nakai (representado pelo neto, Sadao Nakai) e Manjiro Kinoshita (representado por Shimhatiro Hashizume).
Homenagem – Antes dos discursos, foi feito um minuto de silêncio em homenagem aos antepassados. O deputadon federal Walter Ihoshi abriu os trabalhos afirmando que era um privilégio e um prazer conduzir a sessão em nome do deputado Jooji Hato. Em sua mensagem, Jooji Hato disse que “minha mãe foi uma destas imigrantes vindas de Wakayama e quando soube que haveria este evento, fiz questão que fosse realizado nesta Casa e por minha iniciativa, porque sinto que também é uma homenagem à minha mãe, que já não está entre nós”.
Os primeiros imigrantes vindos de Wakayama desembaracam em território brasileiro oito anos depois da primeira leva de imigrantes que vieram a bordo do navio Kasato Maru, em 1908, e é estimado em 1600 famílias, totalizando cerca de 6 mil pessoas que deixaram suas marcas no país.